Super Amibos 45 – Amibos no Divã

No podcast desta semana refletimos sobre o feedback que vocês nos deram através da nossa pesquisa. O que consideramos que estamos realmente errando, o que podemos fazer para melhorar, como fazer um site e podcast melhor para vocês?

Mas nem só de auto-análise vive o podcast – também comentamos a polêmica envolvendo o game Yandere Simulator, um polêmico “simulador de stalker psicopata” que foi censurado no Twitch.tv sem que o desenvolvedor soubesse os motivos exatos para tal.

Além disso, falamos também de um curioso hotel com temática gamer, o canal de vídeos de Hideo Kojima e a ausência da Electronic Arts na E3!

DOWNLOAD DO PODCAST

Feeds

Assine os nossos feeds pelo iTunes ou seu agregador favorito!

Contato

Você pode enviar um e-mail para superamibos@gmail.com ou nos fazer perguntas no ask.fm/superamibos

Links

Participantes

31 thoughts on “Super Amibos 45 – Amibos no Divã

  1. Que boa surpresa o cast já ter saído , aproveitando a insônia já vou ouvir e logo comento.

  2. Ué O_O
    Mas até o pessoal do Jogabilidade zoa o Super Amibos as vezes e.e
    Povo não entende a zoeira u.u

  3. Muito bom o episódio.

    Gostaria de ressaltar algo que coloquei na pesquisa, e acabei esquecendo de colocar meu nome.

    Para mim o que mais chama atenção no projeto, e como o próprio Marcio falou, o jeito da “Galera do Fundão”.

    E assim tem que continuar, sendo vocês mesmo !!!

    Vlw galera… E bora zuar todo mundo no streaming de hj !! kkk

    PS1: Marcio deixa de estrelismo, e vai participar das paradas !! (Raaaaatinhooooo!!!)
    PS2: Ps1 era zuera… kkkk

  4. E lá vamos nós. Sobre o feedback. Sou eu mesmo o cara que reclamou no youtube do Márcio falando do calibre lordal, e parece que até hoje o Márcio não superou a parada. Não esquento com ficarem falando também, mas que assistiu o streaming provavelmente entendeu o que eu quis dizer. Quando falam do Jogabilidade fazendo “brincadeira”, achei que tava tão desgastado que mesmo que fosse piada, já não parecia. Mas ok, tudo já foi solucionado nesse SAC. Porém algo que pude notar mais uma vez é como o Márcio não sabe lhe dar com feedback, como disse em meu formulário iria comentar aqui o que mais achasse necessário, e isso foi o que mais incomodou. Márcio lá no Twitter zombando e xingando alguns feedbacks foi muito feio de ver. E não to nem falando de feedback xingando e sendo babaca, to falando de feedback que o próprio Márcio disse no Twitter que foi apenas reclamando das piadas com o Jogabilidade que inclusive foi um dos pontos muito batidos na enquete e que entrou pro podcast.
    Bom, é isso que posso dar a mais de feedback por enquanto.

    • Sério que você levou a sério isso tudo cara? Eu acompanhei isso tudo também e sempre levei na esportiva. Afinal de contas que graça tem eles zoarem alguém que eles NÃO CONHECEM. Ficaria completamente deslocado e sem graça. E como o Jone mesmo cita, existe uma grande convergência de públicos, como no seu e no meu caso, então não teria porque eles ficarem detonando de graça algo que boa parte do público deles acompanha só pela “zueira”.

      Com relação ao comportamento do Márcio no twitter, embora eu ache que ele devesse ter discutido mais sobre isso nesse programa, eu não tiro muito a razão dele. Se você de fato leu o que ele escreveu, dava para perceber que aquilo não foi um feedback, foi um ataque gratuito. Dizer que o programa “começou foda e depois ficou uma merda” não é feedback, é falta de serviço, amor e ou atenção. Se a pessoa se dá ao trabalho de responder o questionário sem nem pensar antes de escrever a primeira besteira que lhe vem a mente, então fazer o que o Márcio mandou ou qualquer outra coisa que ofenda a pessoa em menor grau é merecido. Existem situações na vida que somos obrigados a tolerar esse tipo de comportamento, mas dada a natureza desse projeto em particular, eu não vejo problema na reação do Márcio.

      • O problema do comentário pra mim provavelmente foi a vibe que teve durante aquele streaming, que de modo geral eu expliquei que achei bem desagradável de acompanhar, mas esse não é o problema, como havia dito no comentário anterior.

        Provavelmente você está confundindo o comentário do qual estou falando. Eu li muito bem o que o Márcio disse, ele mesmo nesse caso explicou sobre o que era o comentário e não reclamou em nada de nenhuma ofensa que possa ter ocorrido, se ocorreu pelo menos não foi esse o motivo pelo qual ele ofendeu o cara, ele somente se irritou que o cara disse que deixou de ser patrão por causa do problema do Jogabilidade. Se isso ofendeu ele, aí imagina o que ele falou se não deve ter ofendido o cara.

    • Nossa, mas qual o problema dele nao gostar e falar mal de algo que você gosta?
      Jesus.

  5. primeira vez comentando, o que faz a identidade do programa e a opinião e postura em relação aos temas debatidos, são vocês devem definir o seu formato e conteúdo, como nos programas citados que não funcionaram e vão testar outro formato, a opinião do ouvinte e importante mas não deve ser algo que determine o tipo de conteúdo que produzam, mesmo se isso cria mal estar em ouvintes por que determinado assunto não lhe agrada, enfim minha opinião, eu acho o esforço e trabalho de vocês muito bom.

  6. Primeiramente, bom dia.

    Respondi ao questionário e acredito tê-lo feito por ser um ouvinte comum, embora contribua com o Padrim de vocês. Então vamos aos pontos que me chamaram a atenção:

    Sobre a perda de downloads: Como vocês mesmos disseram, a partir de um episódio X, o número de downloads diminuiu. E a principal causa não é o tema “Cultura Pop”, mas sim uma mudança de postura do host Márcio Barrios. Em algum episódio, talvez num SAC o Jone foi questionado sobre o comportamento do host, e ele explicou que antigamente o Márcio era troll mas que vinha mudando e que eles gostavam mais de uma abordagem mais séria, como do Overloadr, por exemplo. E de fato, nos primeiros episódios era até mais fácil de ouvir vocês, a discussão sobre o Ed Motta, sobre o Roger e outros assuntos fora abordada de maneira mais séria e imparcial. Mas em determinado momento ele simplesmente “ligou o foda-se” e passou a tocar o projeto como a bunda dele e isso é bem triste.

    Sobre o pouco interesse em música e quadrinhos: é natural que o público não se interesse, pois vocês não entendem de quadrinhos, e entender não é simplesmente gostar de Batman ou ter lido uma ou outra edição do Demolidor. Quanto a música, vocês são (ou já foram) músicos, porém é muito chato ficar ouvindo sobre bandas underground “que só metaleiro de verdade conhece”.

    Sobre os novos membros: Nada contra os caras. O Diego é arroz de festa, conhecido de longa data na “podosfera”. Os outros três eu desconheço, porém estão agregando ao projeto, então não entendi o mimimi gerado.

    Sobre tretas: O legal não é criar tretas, mas sim divulgá-las. Tem que contar pra gente, mas se é pra ficar de segredinho é melhor que parem de citá-las. Queremos os motivos pelo qual o membro gaúcho odeia o Rapadura Cast, seria por algum tipo de preconceito regionalista? Por que os podcasts br pagam pau pros caras do PodQuest? E a relação com os caras do Drink n Play?

    No mais, é isso.

    • Meio pesado esse “tocar o projeto como a bunda dele”, podia ter sido mais específico. Eu particularmente me incomodo quando eles tentam falar sobre um assunto sem interesse, isso fica muito evidente quando eles gravam, pois o resultado fica ruim. Além de quando eles não pesquisam muito e acabam falando uma besteira ou outra sem necessidade. De resto eu acho tranquilo.

      Sobre quadrinhos, eu não sei o quanto eles sabem de fato, então eu não julgo, embora se eu tivesse de chutar eu concordaria com você.

      Sobre a treta do Pablo eu infelizmente não sei também, só sei que é algo antigo já.

      • Sobre quadrinhos, se vc se refere a Marvel e DC, aperto sua mão e concordo… hoje em dia leio pouco isso pq tenho pouco saco.
        Se o assunto é Vertigo ou outras HQ’s fechadas de temas diversos e mais sérios, compro e leio todo mês varias.
        Mas, atualmente, manjar de quadrinhos = gostar de Marvel pra caralho.

        Sobre gravar sobre algo sem vontade, isso já rolou e estamos nos policiar quanto a isso. Mas as vezes 1 membro não quer falar e o resto quer e o povo já fala que “fizemos sem vontade”, como o caso citado da Nintendo Direct… eu e o Jone estávamos interessados e gravando la, não é pq 1 não queria que todos gravaram sem vontades…. são varias pessoas gravando ali, não uma “entidade Super Amibos”.

        • Engano seu Bonatti, nem todo mundo acha que manjar quadrinhos é gostar de marvel. Quando eu falo em quadrinhos, eu me refiro da mídia como um todo, de Tio Patinhas à quadrinho europeu ou mangá. Inclusive eu tenho muito interesse em conhecer mais quadrinhos da Vertigo, então recomendações desse tipo são bem vindas.

          Sobre gravar sem vontade, desculpe se pareceu uma crítica ao grupo como um todo, foi só um exemplo de como a coisa pode desandar um pouco quando um já “caga” para o assunto. Isso inclusive fica ruim em qualquer podcast, como os Nerdcast em que o Azaghal participa pouco.

          • Entendo seu ponto cara, e acho muito valido. Tanto que depois desse cast a gente começou a se questionar se valia a pena falarmos de eventos inteiros e não só da parte principal (e realmente, não vale…. 4 horas de gravação sobre a E3 já tinha sido um aviso).

            Sobre quadrinhos, por isso digo que é sempre relativo…. muita gente aponta o dedo e fala “eles só falam merda” pq não conhecemos um Arco X ou Y de algum herói e quadrinhos não se resumem só a isso. Bom saber que você pode vir a gostar de alguma recomendação que eu vier a dar nos programas então.

        • Manjar de quadrinhos não é só ler Marvel, da mesma forma que ler As crônicas de Gelo e Fogo não te transforma em um expert em literatura. Aí vem um cara que já viu Aladin e já ouviu falar de Final Fantasy e chama um personagem de Kingdom Hearts de Rojas.

          O maior problema é que o Super Amibos quer falar de tudo, quer abraçar o mundo. E o mundo é muito grande cara, é por isso que se define escopo de projetos.

          Quanto ao desinteresse sobre temas, sim, isso ficou evidente no Nintendo Direct. Mas se alguém não está motivado a participar, simplesmente não atrapalhe, retorne quando o assunto tiver terminado. Esse tipo de atitude só atrapalha, até porque “uma batata podre compromete todo o saco”.

  7. Primeiramente gostaria de deixar minhas colocações a respeito do questionário e um pouco mais de feedback. Eu tive um efeito parecido ao de muitos ouvintes que debandaram. Eu escutei alguns programas do início, mas eu esperava que fosse uma espécie de “vértice”, o que as vezes não é longe disso, mas volta e meia abordando outros assuntos. O fato é que isso me afastou um tempo, mas depois de ficar entediado com o atual formato do vértice, tentei dar uma nova chance ao SAC, e fico feliz por ter feito isso.

    O que mais me atrai ao SAC em específico são as discussões levantadas sobre diversos assuntos, geralmente tendo uma visão mais moderada sobre os mesmos. Tanto que eu respondi na enquete minhas preferências de assunto, mas particularmente nem ligo mais sobre o assunto em si discutido. A variedade é um dos fatores que torna o programa divertido. É claro que um pouco mais de pesquisa e engajamento no assunto também são legais, mas que nem sempre ocorrem, seja para tirar sarro, ou simplesmente por falta de interesse, o que eu acho mais chato nesse caso. De qualquer forma não acho que vocês devam limitar-se demais, exceto quando não tiverem interesse em discutir algo, como num programa que falaram de um nintendo direct só por falar e acabou ficando chato.

    Com relação a proibição do Yandere Simulator, por mais que eu goste de discussões com diferentes pontos de vista, me pareceu que o Diego e o Pablo tomaram um lado da história sem pensar muito. Fica nítido que o twitch adotou a política de “dois pesos duas medidas” nessa história. E ainda por cima num jogo cartunesco, o que chega até a ser engraçado de tão bobo. Os outros jogos citados se levam bem mais a sério além de serem bem mais explícitos e realísticos naquilo que fazem.

    Já a notícia da EA indo embora da E3, sinceramente já vai tarde. Os jogos dela que importam vão continuar a aparecer nas apresentações da Microsoft e da Sony. O chato é que com mais um evento separado a E3 perde cada vez mais força, já que possíveis lançamentos serão mostrados na conferência da EA.

  8. Só alguns pontos rápidos sobre o começo do cast:

    1-Felipe é rainha, o resto é nadinha :);
    2- Talvez os downloads estejam diminuindo em virtude de férias e verão;
    3- Se os podcasts tivessem realmente um tempo de 40 a 50 min, pelo menos pra mim seria mais viável;;
    4-Diego e Pablo foram boas aquisições;
    5-sdds Bonatti.

  9. Sobre o Sonic:

    Existe o Sonic 3 e o Sonic & Knuckles, os dois eram pra ser um único jogo, mas acabou sendo dois.

    Com isso Sonic & Knuckles era vendido em duas versões, uma era a fita normal (a que eu tinha) e outra com uma entrada de outra fita na parte de cima, que você poderia colocar o cartucho dos 3 primeiros Sonics pra jogar com o Knuckles e mais alguns extras.

    Dá pra por exemplo jogar o Sonic 3 & Knuckles como um único jogo, a história não para quando você termina o Sonic 3, ele mostra um final levemente diferente que liga com o Sonic & Knuckles.

    Alias, uma curiosidade: Se no Xbox 360 você comprar na LIVE o Sonic 3 e o Sonic & Knuckles dá pra jogar o Sonic 3 & Knuckles no 360, no mesmo esquema que era no Mefga Drive com os dois cartuchos. 🙂

  10. Eu estava bem defasado em alguns podcasts da pagina… Costumo assistir quase tudo que vocês colocam lá no Youtube, tirando streamings de jogos, e em alguns casos pelo menos uns 5 minutos de algum streaming ou outro eu vejo (não é muito minha praia…)

    Talvez tenha acontecido com alguns ouvintes o que aconteceu comigo… Sem pensar muito, eu assumi que o que estava sendo postado era aquilo que estava no Youtube mesmo. A impressão que dá é que você tem dois meios pra ouvir o conteúdo, quando na verdade vocês postam conteúdos diferentes nesses dois meios… Se eu tivesse parado pra pensar eu lembraria que tem os podcasts de áudio aqui, mas no dia a dia, funcionando em automático, eu nem considerei a hipótese *rs*

    Enfim, não sei se ficou claro, mas eu basicamente não estava ouvindo porque assumi que era o mesmo conteúdo aqui e no Youtube quando não era… =P!!! Talvez outras pessoas tenham feito o mesmo *rs*

  11. Deixar primeiramente claro que, eu gosto do podcast de você, vocês tem opniões e pontos de vista diferentes, e é um dos poucos podcasts que eu vejo que entende do que fala.

    BUT, eu acho que poderia ter um pouquinho mais de dedicação na edição. Sério, teve um eps, recente, que alguém, não lembro quem, comentou sobre uma música de um jogo/filme, e ao invés de colocar a música na edição o Jone fez a música com a boca e falou, que se dane a edição. Então, eu acho que poderia ter um pouquinho mais de esmero com o conteúdo de vocês mesmos, até pra justificar o Patreon. Eu entendo que dá trabalho editar, e eu acredito que é editado, mas esses detalhesinhos, bestas, deixa claro que há um preguiça na hora de editar.

    Quanto as piadas do Jogabilidade, eu tenho certeza que é piada e nada disso é pra ser levado a sério, não me incomodo, mesmo que fosse valendo. Gosto do jogabilidade tbm e não me incomodo.

    • Olá Afonsilho.

      Como dizem “Cada escolha, uma perda” – a gente optou por ter um podcast com menos edição e mais periodicidade.

      A gente poderia adotar uma edição mais tradicional, talvez até pagando alguém para editar com a verba do Patreon como alguns podcasts fazem (o que tem se tornado cada vez mais difícil, já que muita gente suspendeu a contribuição). Mas se fizermos isso, dificilmente vamos conseguir garantir a periodicidade semanal.

      A ausência de edição do podcast é uma decisão consciente. Poucos podcasts por aí podem bater no peito e falar que em 10 meses de existência nunca atrasaram um episódio sequer – e nós somos um deles.

      Os podcasts são sempre gravados às quartas, mas no máximo Domingo já estão disponíveis para os patrões (às vezes sábado). E em todo tempo de existência do site, não teve uma segunda feira (tirando as 2 semanas de férias que tiramos) onde não tinha um podcast no ar. O lance do Márcio, que é quem edita o SAC, fazer as músicas com a boca é uma piada justamente com essa “falta de edição” – que se limita aos cortes.

      Algumas pessoas podem achar um absurdo um site que tira 180 dólares do Patreon entregar só 4 podcasts semanais (SAC), 2 podcasts mensais (3dM e SAC Extra, esses totalmente editados, com trilha sonora e efeitos eventualmente utilizados nos momentos que são requisitados), série de streamings semanais (Amibo Souls/Odallus: The Amibo Call) e algumas atrações eventuais (como o Remixers, por exemplo). Talvez seja – por isso muita gente pode estar retirando a contribuição – mas é o que conseguimos entregar com o tempo livre que nos sobra dos nossos trabalhos

      • pode crer, eu entendo, até prefiro mesmo a periodicidade do que uma edição que demoraria pra fazer e poderia comprometer. O que me vc me surpreendeu agora é com o feedback nos comentários, muito bom mesmo, o que é uma coisa que tbm leva tempo pra fazer, responder um a um, valeu e obrigado pelos podcasts semanais que divertem e informam.

        • Imagina cara, sempre que o pessoal não apela pra grosseria, respondo todas as críticas da maneira mais positiva que eu conseguir 🙂

Comments are closed.